Um avião comercial que realizava o voo 4059, da empresa Manaus Aerotáxi, caiu na manhã deste sábado (25/09) em uma área residencial de Manaos, capital do Amazonas. Segundo informações preliminares, a aeronave decolou às 08h05 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, com destino a Tabatinga, no interior do estado. Cerca de 10 minutos após a decolagem, o avião teve uma falha técnica, perdendo altura rapidamente e colidindo com uma casa no bairro Novo Aleixo, na zona norte da cidade.

As equipes de resgate foram rapidamente acionadas e chegaram ao local em poucos minutos. Infelizmente, 12 ocupantes do avião não resistiram aos ferimentos e faleceram no local do acidente. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas que estavam dentro da casa atingida pelo avião também ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.

As equipes de investigação da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já estão em Manaos para apurar as causas do acidente. Até o momento, não se sabe o que pode ter causado a falha técnica na aeronave.

O acidente deixou a cidade em estado de choque e consternação. O prefeito David Almeida decretou luto oficial de três dias, em sinal de respeito às vítimas e seus familiares. Em nota, a empresa Manaus Aerotáxi lamentou o ocorrido e se solidarizou com as famílias das vítimas.

O tráfego aéreo no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foi interrompido durante todo o sábado, para que as equipes de resgate pudessem trabalhar no local do acidente. A pista foi liberada no domingo, após a remoção dos destroços da aeronave.

Este acidente mostra a importância de que as companhias aéreas e as agências reguladoras mantenham um alto padrão de segurança e manutenção das aeronaves, a fim de evitar tragédias como esta em Manaos.